Dicas para não descarregar a bateria em tempos de isolamento

Postado em 15 de maio de 2020.

Grande parte dos motociclistas está enfrentando um período de inatividade devido a pandemia do coronavírus. Diante disso, aumentam a cada dia as dúvidas relacionadas à bateria das motos, a sua durabilidade e recarga, já que muitas descarregam quando ficam muito tempo sem uso.

Pensando nisso, a Motobatt, fabricante mundial de baterias, passa algumas dicas para não descarregar a bateria, de como cuidar deste item tão importante da moto em época de isolamento social, manter a sua carga saudável e poupar dores de cabeça indesejadas.

É importante saber que o principal motivo para uma bateria descarregar é ficar parada por um longo período, mas existem outras razões para que isso aconteça: percorrer apenas distâncias curtas, o que não permite que o sistema de carregamento seja completo, acessórios elétricos excessivos e acessórios ou fiação mal instalados.

O tempo que uma bateria leva para “morrer” varia muito. As baterias mais antigas costumam descarregar totalmente se ficarem paradas de 1 a 3 meses, outras 2 a 4 meses sem funcionar, mas as mais atuais duram um pouco mais: entre 3 a 5 meses.

É importante lembrar que cada vez que uma bateria descarregar, perde parte da sua capacidade de carregar novamente. Além disso, deixar a bateria descarregar por várias vezes pode danificá-la permanentemente. Por isso, mesmo sendo possível recarregar uma bateria, não é recomendável deixar que isto aconteça.

E não adianta só ligar a sua moto. Depois de colocar a motocicleta em funcionamento, é indicado rodar por um bom tempo para que a bateria recarregue totalmente. Em marcha lenta, a moto não produzirá a voltagem necessária para recarregar a bateria, portanto, não a carregará de maneira confiável.

Algumas baterias não têm um CCA, o primeiro start da bateria que requer uma grande carga de energia, alto. As baterias Motobatt se diferenciam  e destacam por ter um CCA bem alto, possibilitando a personalização e seu uso  tanto em motos originais quanto em motos grandes e mais potentes.

Para uma bateria saudável, recomenda-se uma carga completa a cada 30 dias, no mínimo. Em motocicletas com componentes eletrônicos avançados, acessórios ou sistema de alarme, a bateria descarrega ainda mais rápido. Por esse motivo, para quem anda menos de uma vez por semana, é recomendado ter um carregador de bateria.

Partidas lentas são o sinal mais óbvio de que uma bateria que está acabando, mas a melhor maneira de se prevenir é testá-la. A Motobatt tem disponível, no Brasil, o testador de bateria com simulação de partida controlado por microprocessador e corpo em metal resistente com três funções: checagem de polaridade, teste de carga da bateria e teste de leitor de sistema de carregamento. Ele desliga a carga automaticamente após 10 segundos segurando a voltagem.

Para carregar as baterias é indicado o uso dos carregadores, pois eles conseguem monitorar constantemente a bateria e garantir que ela esteja sempre em excelente forma. Eles liberam uma pequena carga na bateria, mesmo quando está totalmente carregada, evitando estufamentos, entre outros danos.

Para saber mais sobre os produtos Motobatt siga-nos nas redes sociais facebook e instagram.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality